quarta-feira, 30 de março de 2011

gestão escolar em textos complementares

          A Gestão Escolar nos Textos Complementares
 1. A autonomia se torna presente quando ocorre as articulações entre  todos que compõem a comunidade  Escolar visando  a construção de uma gestão  administrativa democrática , em que o diretor  exercerá  o papel de articulador  e incentivador   da participação  e de ações implementadas  pelo colegiado  escolar  , e  que para isso é fundamental a criação de órgãos  como colegiados , que iram juntamente  com a direção decidir  acerca das problemáticas   que ocorrem nas escolas.
No geral, as escolas possuem autonomia administrativa, jurídica, pedagógica e, às vezes total ou parcial no que tange ao aspecto financeiro. Para que de fato isso ocorra é fundamental uma total sintonia entre gestor e a comunidade escola, para que juntos  as decisões sejam deliberadas com o objetivo de proporcionar  a verdadeira autonomia  escolar.
A autonomia de uma escola está evidenciada, quando o seu projeto político-pedagógico está embasado ao mesmo tempo com  a realidade da escola  e também sujeita  às leis que regulam o sistema   Nacional de Educação. Só através dessa união é que defenderemos a escola como espaço democrático.

2. Na atualidade, é cada vez maior uma relação de fato entre o diretor e o conselho  escolar  para a efetivação da gestão democrática.
O fortalecimento da equipe gestora que trabalha coletivamente com o diretor, buscando soluções e alternativas tem sido uma prática crescente, em  que o papel do conselho escolar possibilita o fortalecimento e a democratização das relações escolares
A escolha dos diretores pelo voto bem como as ações  compartilhadas entre  a equipe  gestora e a criação dos conselhos escolares tem sido uma vertente s para avanço no atual perfil de gestão escolar.
A gestão inovadora que visa uma realidade cultural da escola, basicamente é assegurada por meio do fortalecimento dos mecanismos de participação do  conselho escolar juntamente com o gestor que juntos irão construir  uma nova cultura escolar.
3. A gestão atual não pode e não deve restringir no seu campo de atuação meramente em atividades burocráticas e organizacional de uma escola.
 Para isso ela deve ir além, proporcionando a sua função social de formadores de sujeitos, em que sua legitimidade será cumprida  diante do objetivo que ela foi criada. O espaço escolar, visa perceber que a realidade não é algo pronto e acabado. O seu conhecimento deve ser vivo e em processo de construção.
Para que a função social seja realmente posta em prática é preciso que o Projeto  Político Pedagógico, esteja em consonância com a realidade em que a escola está inserida, e que suas ações estejam articuladas com os atores sociais.


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